A Scania é uma das fabricantes de caminhões mais respeitadas do mundo, conhecida pela qualidade, durabilidade e inovação de seus veículos. Presente em mais de 100 países, a marca sueca conquistou admiradores fiéis, especialmente os “Scaneiros” – como são conhecidos os entusiastas da marca do grifo. Neste artigo, vamos explorar curiosidades fascinantes sobre a Scania que talvez você ainda não conheça.
Curiosidades Históricas da Scania
A história da Scania é repleta de fatos interessantes que demonstram como a empresa se tornou uma referência no setor de transporte pesado. Conheça algumas curiosidades históricas sobre esta icônica fabricante.
Origem e Fusão de Duas Empresas
Muitos não sabem, mas a Scania nasceu da fusão de duas empresas distintas. Em 1891, foi fundada a Vagnfabriksaktiebolaget (Vabis) em Södertälje, Suécia. Inicialmente, a Vabis fabricava vagões para o setor ferroviário, expandindo posteriormente para carros e caminhões.
Paralelamente, em 1900, surgiu a Maskinfabriks-aktiebolaget Scania na cidade de Malmö. O nome “Scania” é a forma latina para designar a província sueca de Skåne. Em 1911, as duas empresas se fundiram, dando origem à Scania-Vabis, que mais tarde se tornaria simplesmente Scania AB.
Primeiro Caminhão no Brasil
O Brasil tem um papel importante na história da Scania. Em 1957, o país foi escolhido para receber a primeira fábrica da empresa fora da Suécia. A primeira unidade funcionava na Vemag, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.
Em 1958, foi produzido o primeiro caminhão Scania no Brasil: o modelo L75, com motor importado e um terço das peças nacionais. Inicialmente, os caminhões eram pintados de cinza claro, depois passaram a ser azuis e, a partir de 1963, com o modelo L76, receberam a icônica cor laranja que marcou os caminhões da marca por muito tempo.
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Inovações Tecnológicas Surpreendentes
A Scania sempre esteve na vanguarda da tecnologia no setor de transporte pesado. Suas inovações técnicas revolucionaram o mercado e estabeleceram novos padrões de desempenho, segurança e eficiência.
Evolução dos Motores
Uma curiosidade impressionante sobre a Scania é a evolução de seus motores ao longo do tempo. O primeiro caminhão da marca, o Scania 314, foi produzido a partir de 1925 e contava com um motor de quatro cilindros em linha, 3461 cilindradas e apenas 36 cavalos-vapor.
Comparativamente, os motores atuais da Scania são verdadeiras obras-primas de engenharia. Por exemplo, o modelo LK141, de 1978, com motor V8 de 14 litros, atingia o máximo de 375 cavalos e 1549 N⋅m de torque. Quarenta e dois anos depois, em 2020, um motor com apenas dois litros a mais, o DC16 123, gera mais que o dobro da potência e torque: impressionantes 770 cv e 3700 N⋅m nos modelos R770 e 770S.
Primeiro Motor (1925)
- 4 cilindros em linha
- 3461 cilindradas
- 36 cavalos-vapor
- Tecnologia básica da época
Motor Atual V8 (2020)
- 8 cilindros em V
- 16 litros
- 770 cavalos-vapor
- 3700 N⋅m de torque
Inovações em Economia de Combustível
O Novo Scania, lançado em 2016 na Europa e fabricado no Brasil a partir de 2019, trouxe uma redução impressionante de 12% no consumo de diesel. Esta economia é resultado de diversas inovações tecnológicas:
- 8% da economia vem da combinação motor/câmbio, com melhorias na pressão do motor e no sistema de arrefecimento
- Mudanças na caixa de câmbio reduziram o tempo de troca de marchas pela metade
- 2% vêm do Scania Opticruise e mapas que reconhecem a rota, permitindo que o caminhão saiba quando reduzir, quando aproveitar a inércia e outras funções
- 2% estão na aerodinâmica, com novos desenhos, passagens de ar e defletores escamoteáveis
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Inovações em Segurança
A Scania não se destaca apenas em potência e economia, mas também em segurança. Uma curiosidade interessante é que o Novo Scania foi o primeiro caminhão pesado a incorporar airbag lateral como item de segurança.
Este airbag funciona como uma espécie de cortina que se levanta em um eventual acidente, protegendo principalmente a cabeça do motorista em caso de tombamento – um dos acidentes mais comuns com caminhões. Esta inovação demonstra o compromisso da marca com a segurança dos motoristas.
Driver Support e Coaching
Outra inovação notável da Scania é o sistema Driver Support, que oferece dicas em tempo real ao motorista sobre sua forma de condução. Complementando este sistema, o Driver Coaching dá assistência ao motorista para que ele melhore suas habilidades e média de consumo.
Em testes com um cliente, um G450 equipado com estes sistemas chegou a fazer impressionantes 4,04km/L. Claro que o índice varia de acordo com carga, pavimentação e topografia, mas é um indicativo do potencial de economia que a tecnologia pode proporcionar quando aliada a boas práticas de condução.
Curiosidades Culturais da Scania
Além das inovações técnicas, a Scania também possui curiosidades culturais interessantes que demonstram o impacto da marca na sociedade e sua conexão com os admiradores.
Os “Scaneiros”
No Brasil, os fãs da Scania são conhecidos como “Scaneiros” – entusiastas apaixonados pela marca do grifo. Este grupo desenvolveu uma verdadeira cultura em torno dos caminhões Scania, com encontros, customizações e até mesmo coleções de miniaturas.
Os Scaneiros são conhecidos por personalizar seus caminhões com pinturas elaboradas, sistemas de som potentes e iluminação diferenciada, transformando os veículos em verdadeiras obras de arte sobre rodas.
Edições Especiais Memoráveis
Ao longo de sua história, a Scania lançou diversas edições especiais que se tornaram itens de colecionador. Algumas das mais memoráveis incluem:
| Edição Especial |
Ano |
Características |
| Jubileum |
1991 |
Série comemorativa dos 100 anos da Scania, baseada no 112HW, na cor preta com faixas cromadas e rodas de 10 furos. Limitada a 200 unidades. |
| Millenium |
2000 |
Comemoração do novo milênio, baseada nos modelos 124, na cor vinho escuro com o nome Millenium em dourado na lateral. |
| Rei da Estrada |
2000 |
Baseada no R-164G, era o mais completo e potente do mercado brasileiro na época. |
| Horizontes |
2001 |
Baseada nos modelos 124G, na cor laranja, para relembrar o clássico 111. |
| Silver Line |
2007 |
Comemoração dos 50 anos da Scania no Brasil, limitada a 400 unidades. |
Impacto Global da Scania
A Scania é uma empresa verdadeiramente global, com presença em mais de 100 países. Sua expansão internacional demonstra a aceitação e confiabilidade de seus produtos em diferentes mercados e condições.
Expansão Internacional
Uma curiosidade interessante é que o Brasil foi o primeiro país fora da Suécia a receber uma fábrica da Scania, em 1957. Quase 20 anos depois, em 1976, a empresa abriu as portas de sua unidade industrial em Tucumán, na Argentina. Em 1995, foi a vez da fábrica de San Luís do Potosí, no México.
Atualmente, a Scania possui unidades produtivas em diversos países, incluindo Brasil, Argentina, França, Holanda, Polônia e Rússia. A América Latina é responsável por aproximadamente 20% do faturamento mundial do grupo, demonstrando a importância da região para a empresa.
Números Impressionantes
- Mais de 54.000 funcionários em todo o mundo
- Presença em mais de 100 países
- Capacidade de produzir 20.000 veículos por ano apenas na América Latina
- Produção de 5.000 motores industriais e marítimos anualmente
- Rede com mais de 145 concessionárias na América Latina
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Inovações Sustentáveis
Em um mundo cada vez mais preocupado com questões ambientais, a Scania tem se destacado pelo desenvolvimento de soluções de transporte mais sustentáveis.
Uma curiosidade interessante é que a Scania foi pioneira no desenvolvimento de caminhões pesados movidos a combustíveis alternativos. A empresa oferece veículos que podem ser alimentados por gás natural (GNV) ou biometano, sendo que este último emite 90% menos poluentes que o diesel convencional.
O motor a gás da Scania não é um motor ciclo diesel adaptado, mas sim um motor ciclo otto projetado especificamente para estes combustíveis, o que garante melhor desempenho e eficiência. Esta tecnologia já está disponível no Brasil, com um caminhão pesado de 410 cavalos vendido para a Citrosuco.
Vantagens do Biometano
- Redução de 90% nas emissões de poluentes
- Combustível renovável
- Menor ruído de operação
- Potência comparável ao diesel
Desafios do GNV
- Infraestrutura de abastecimento limitada
- Maior custo inicial do veículo
- Redução de 15% nas emissões (menor que o biometano)
- Autonomia mais restrita
Inovações em Manutenção
A Scania também inovou na forma como os serviços de manutenção são oferecidos aos clientes. Uma curiosidade interessante é o programa de Manutenção Flexível, que segue o princípio “quem usa mais, paga mais”.
Este sistema utiliza um módulo incorporado aos caminhões que faz a leitura completa do desgaste e identifica o que precisa ser trocado. O cliente pode optar por pagar a manutenção por quilômetro rodado, e não mais um valor fixo mensal.
Além disso, o sistema oferece diversas outras informações ao transportador sobre o modo de direção de seus motoristas e permite o acesso ao PMS FleetCare, uma consultoria em gestão de frota que verifica problemas, agenda manutenções preventivas e aumenta a disponibilidade da frota.
Segundo a Scania, em um cliente teste, este serviço aumentou a disponibilidade dos caminhões de 89% para impressionantes 98% do tempo, demonstrando o impacto positivo desta inovação na operação dos transportadores.
Conclusão
A Scania é muito mais do que uma simples fabricante de caminhões. Com uma história rica que remonta a 1891, a empresa sueca se consolidou como uma referência em inovação, qualidade e desempenho no setor de transporte pesado.
Das origens como fabricante de vagões ferroviários até se tornar uma potência global em veículos comerciais, a Scania demonstrou uma notável capacidade de adaptação e evolução. Suas inovações em motores, economia de combustível, segurança e sustentabilidade continuam a estabelecer novos padrões para a indústria.
Seja pela paixão que desperta nos “Scaneiros”, pelas edições especiais que marcaram época ou pelo pioneirismo em tecnologias sustentáveis, a Scania construiu um legado que vai muito além dos veículos que produz. É uma marca que representa tradição, confiabilidade e visão de futuro.
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